Formada no século XVI, a Ria de Aveiro surgiu como resultado de um recuo do mar, formando, posteriormente, uma laguna de 11 mil hectares. Hoje, é uma autêntica rede de canais e ilhas que atribui à cidade de Aveiro a alcunha de “Veneza Portuguesa”.

A Ria abraça a cidade de Aveiro ao longo de 47 quilómetros de água disposta paralelamente ao mar. Outrora palco da apanha do moliço (planta aquática utilizada como fertilizante agrícola) é, nos dias de hoje, um local no qual pode realizar diversas atividades como a pesca, passeios a bordo de moliceiros, desportos de mar, windsurf e kitesurf.

De entre as diversas maravilhas da Ria, destaque para a prática de Birdwhatching. As mais variadas espécies como os piscos, as águias-sapeiras, as garças-vermelhas, os flamingos e os patos pintam a Ria de cor. A Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto, junto à barra de Aveiro, é um exemplo de um espaço classificado como Zona de Proteção Especial no qual pode observar várias aves em redor de sapais e prados marinhos, habitats fundamentais para a nidificação das aves aquáticas. Para além desta prática, pode observar inúmeras espécies, como a lampreia, o robalo, o mexilhão, a enguia e a amêijoa.  

Na Ostraveiro, todos os recantos mais bonitos da Ria de Aveiro podem ser descobertos através de dois programas:

Passeio de Barco na Ria de Aveiro

Se é amante da natureza, este programa é ideal para si. Vai poder observar algumas das espécies que habitam na Ria como flamingos, andorinhas do mar, corvos marinhos e pernilongos. 

Saiba mais em: ostraveiro.com/reservas/

Ria a dois

Um programa direcionado para os apaixonados por petiscos e natureza, no qual podem desfrutar das paisagens mais belas e tranquilas da ria enquanto degustam a bordo ostras acompanhas por fruta, ovos moles e uma garrafa de espumante. 

Saiba mais em: ostraveiro.com/reservas/

Descubra uma das mais belas paisagens de costa em Portugal!